Por que é importante auditar suas transferências de arquivos? Entenda!

Muitas empresas ainda utilizam o FTP para envio e recebimento de arquivos. O protocolo se tornou um padrão para a troca de arquivos de forma corporativa e existem em alguns cenários dezenas de servidores servindo a este propósito em um ambiente produtivo.

Quando você envia um arquivo usando FTP, você consegue saber se o arquivo realmente foi entregue ao destinatário? E se te perguntarmos se você consegue provar que o arquivo foi entregue com sucesso?

Quais os riscos de usar o FTP?

A questão do FTP não se restringe somente ao intercâmbio de informações, mas também à complexidade que começam a aparecer nestes cenários: Auditorias, regulamentações, controles internos e continuidade do negócio. Afinal, por que a área de TI deveria se importar em provar se um arquivo foi entregue a três anos atrás?

Em primeiro lugar, temos regulamentações em vigor que exigem trilhas de auditoria de arquivos que contenham informações sensíveis. As informações de indivíduos/cidadãos que possa ser identificadas no nível pessoal entram neste caso como informações sensíveis.

Considerando que não aplicamos controles somente para nos adequarmos às legislações e normativas, temos outro ponto a ser levado em conta: as melhores práticas de negócios. Ter controle sobre o fluxo de informações que entram e saem da empresa por arquivos pode garantir o sucesso em uma auditoria interna e em caso de uma necessidade de comprovação de transação ou entrega de informações com garantia de entrega, segurança e gestão sobre o seu ambiente.

Como controlar a complexidade da transferência de arquivos?

Ferramentas de FTP grátis fazem o necessário para transferir arquivos, mas as trilhas de auditoria não são satisfatórias e muitas vezes difíceis de manter e guardar. Em alguns casos, a área que controla o FTP tira capturas de tela para manter os logs em seu poder, o que torna o processo de análise pouco amigável.

Como auditar suas transferências de arquivos?

Com uma solução de transferência de arquivos como o GoAnywhere, você conseguirá de forma mais fácil e segura encontrar todas as transferências de arquivos feitas via protocolos como FTP e SFTP, com informações detalhadas de envio e recebimento, datas e horários bem como de quais localidades os arquivos foram transmitidos.

Em cima disso, você terá mecanismos de segurança e controle avançados em cibersegurança como utilização de chaves, rastreabilidade de todos os usuários e transferências com capacidade de drill-down nas trilhas de auditoria, encontrando facilmente as informações necessárias para dar respostas rápidas a quaisquer pontos relacionados à Transferência de Arquivos Gerenciados.

Quer saber mais sobre como implementamos Segurança, Auditoria e Gestão para diversas empresas no Brasil? Entre em contato conosco pelo e-mail: contato@t2sti.com.br ou preencha o formulário no nosso site que iremos contatá-lo no mesmo dia!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *